segunda-feira, fevereiro 28, 2011

Auditório do Ibirapuera

Olá à todos,hoje estou trazendo uma construção brasileira,e claro que é ninguém mais ningéum menos do que Oscar Niemeyer,o grande arquiteto brasileiro.Eu nunca havia ouvido falar se quer dessa lugar,nem na televisão eu vi,mais agora que vi,achei muito bonito,e quis compartilhar.
O Auditório Ibirapuera é um edifício concebido por Oscar Niemeyer para a apresentações de espetáculos musicais, situado no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, Brasil.


( Wikipedia )
O auditório completa o grupo de edifícios no Parque Ibirapuera, como concebido originalmente pelo arquiteto Oscar Niemeyer em 1950.Em relação à proposta original que está faltando apenas a praça de acesso que separa a Oca, que serviria como o principal entrada para o parque.A construção do auditório foi alvo de intensa polêmica, que não se esgotou com sua inauguração, em outubro de 2005, pois, em virtude de o conjunto arquitetônico do Parque Ibirapuera ser tombado, o acréscimo de novas construções ao conjunto sofreu críticas e embargos judiciais, até ser permitido o início da obra em 2002.Em 2008 o Grammy Latino brasileiro foi apresentado no Auditório Ibirapuera.

Imagem do interior do prédio. ( Wikipedia )

O prédio possui simplicidade volumétrica singular, sendo composto de um bloco único, que em planta tem a forma de um trapézio e, em corte, a forma de um triângulo e, assim como os demais prédios do parque, e grande parte da obra do arquiteto, o auditório é inteiramente branco, composto de concreto armado e pintura impermeabilizante na cor branca.

O bloco único contrapõe-se à arquitetura usual de salas para concertos com o chamado "palco italiano", exemplificado pela Ópera de Paris e pelos Teatros Municipais de São Paulo e Rio de Janeiro. As características destes espaços se manifesta em edificios com três volumes principais: o foyer ou entrada, seguido pela platéia e seus acessos, culminando com a caixa cenica e seu urdimento altissimo criando uma "corcova" tipica dos edifícios de Óperas. No Auditório Ibirapuera o arquiteto passou um traço unindo os tres volume, criando um sólido em forma de cunha.

( wikipedia )

Destaque para a impressionante perspectiva, que cria um edificio pequeno e não intrusivo ao ser visto de frente, com a ilusão de ótica reduzindo o tamanho da parte alta do prédio exatamente ao mesmo tamanho do encontro da rampa com a grama, duas vezes menor no trapézio em planta. Isto gera uma sensação de "criação de espaço" ao se entrar na platéia, que não cabe na percepção do prédio que temos, iludida.
O conjunto formado pelo auditório juntamente com a Oca, que é uma semi-esfera, composto de dois edifícios de volumes puros e brancos, é considerado por Niemeyer, o mais importante do projeto, do ponto de vista arquitetônico. A articulação do conjunto seria feita por uma grande praça cívica e uma marquise com passarela, que não foram realizadas.
Uma marquise, executada em metal pintado de vermelho, cobre o acesso principal e devido à sua forma e cor dá identidade ao prédio, caracterizando-o e o diferenciando dos demais. Por este motivo, o elemento foi transformado em logomarca do auditório e batizado oficialmente de "Labareda".
Dentro,ele é organizado da seguinte maneira:

No nível térreo : foyer;conjunto palco/platéia

No subsolo : bar;administração;escola de música;camarins.



O auditório possui uma porta traseira de 18 m de largura que, aberta, permite a pessoas situadas no lado de fora, no gramado do Parque chamado de Platéia Externa do Auditório, acompanhem o que está a ser apresentado no palco.

E ai,o que acharam?Ele tem uma estrutura bem única,foi muito bem projetado.Já foi lá alguma vez?Compartilhe com a gente o que você sabe,parece ser um bom lugar para ir à shows de cantores brasileiros,principalmente,os de MPB.

sexta-feira, fevereiro 25, 2011

Palácio de Mysore

Olá à todos.Hoje trago à vocês um lindo palácio na Índia,chamado Palácio de Mysore.Ele ja é lindo de se ver de dia,a noite,com suas luzes acesas,fica muito mais lindo.


O Palácio de Mysore é um palácio localizado na cidade de Mysore, ao sul da Índia. Foi a residência real da antiga familia real de Mysore
Mysore possui numerosos palácios históricos, sendo por isso conhecida como a Cidade dos Palácios. Todavia, o termo "Palácio de Mysore" especificamente se refere a um desses palácios, Amba Vilas. A construção do palácio foi autorizada em 1897, e foi concluída em 1912. Atualmente é um das principais atrações turísticas de Mysore.
O Reino de Mysore foi governado pela dinastia Wodeyar de 1399 até a independência da Índia, em 1947, e a subsequente dissolução da monarquia pela constituição indiana. Os reis Wodeyar construíram um palácio em Mysore no século XIV, mas esse palácio foi parcialmente destruído por uma greve relâmpago em 1638. Ele foi reparado e expandido, mas se tornou em ruínas por negligência ao fim do século XVIII. Ele foi demolido em 1793, e um novo palácio foi construído neste local em 1803. Esse palácio, por sua vez, foi destruído por um incêndio em 1897 durante o casamento da Princesa Jayalakshmanni.
A Rainha-Regente de Mysore nesse tempo, Kempananjammanni Vanivilasa Sanndihana, autorizou um arquiteto britânico, Henry Irwin, a construir outro palácio no local. Ao arquiteto foi solicitado combinar
diferentes estilos de arquitetura na construção do palácio. A construção foi completada em 1912.

Aqui ao lado,a foto de um dos templos do complexo do palácio.O complexo do palácio inclui 12 templos Hindus.
O mais velho desses foi construido no século 14, enquanto o mais recente foi construido em 1959.
Alguns desses templos famosos são:

●Templo de Someshvara ,dedicado à Deusa Shiva.

●Templo de Lakshmiramana , dedicado ao Deus Vishnu

●Templo de Shwetha Varahaswamy,dedicado à Varahaswamy, uma
das 10 encarnações de Vishnu

O Palácio contém algumas salas de importancia.Essas incluem:
Sala de audiencia:Essa é sala de audiencia privada,onde o rei teria suas conferencias com ministros.Essa também era a sala onde ele dava ouvidos as pessoas que mereciam atenção especial
Darbar Público
.Darbar Público:O Diwan-e-aam era uma sala pública onde a população geral poderia conversar com o rei,em horas marcadas para certas petições.
Sala de casamento real:Onde celebrava-se os casamentos da realeza.
Uma parte do Arsenal de Mysore
Arsenal:O palácio guarda um arsenal,que contém uma coleção de diversos tipos de armas diferentes usados pelos membros da familia real.Esses incluem também,armas usadas no século XIV,(lanças,espadas, etc), e também armas usadas no fim do século XX como pistolas.


    Abaixo uma foto do Palácio durante a noite com todos os seus enfeites iluminativos.

Muito legal esse palácio,o legal mesmo,é ele ainda ser frequentado,e não apenas uma construção antiga onde serve-se apenas para visitação,e na maioria das vezes,apenas apreciar do lado de fora.E vocês,o o que acharam desse magnifico palácio indiano?

quarta-feira, fevereiro 23, 2011

Mosteiro de Taktsang

Olá à todos.Hoje trago à vocês,um bonito monastério,e muito bem conservado,sobre uma montanha,localizado no Butão.É um lugar que é muito bem conservado e aberto ao turismo,é proibido fotografar,filmar ou qualquer outro tipo de coisa lá dentro.
Mosteiro de Taktsang é um dos mais afamados mosteiros do Butão. Ele foi construido em 1692 na boca da caverna Taktsang Senge Samdup (stag tshang seng ge bsam grub) onde o santo budista Guru Padmasambhava teria meditado lá pelos idos anos 800 da Era Comum.



Este mosteiro situado a 3.120 metros de altitude é uma dentre treze cavernas taktsang(s) ou os chamados ninho(s) do tigre (tiger lair, em inglês)" espalhados pelo Tibete e Butão onde o santo Padmasambhava teria meditado em sua época


O nome Taktsang (stag tshang) significa o ninho do tigre. Sendo que, reza a antiga lenda, o santo Padmasambhava (também conhecido como Gurú Rinpoche) milagrosamente voou até lá montado nos lombos de um fabuloso tigre.

Dentre os vários mestres famosos que visitaram o local no passado consta o nome do famoso poeta tibetano Jetsun Milarepa.

O monastério tem sete templos abertos ao público, tanto a fiéis como a turistas curiosos. O edifício sofreu vários incêndios em diferentes épocas, e o que se vê hoje em dia, naturalmente, é a mais recente restauração.




Existem duas opções de ascensão: alcança-se o topo simplesmente a pé ou, alternativamente, montado em uma mula de serviço de aluguel.

Achei bem interessante esse lugar,em um pais fechado como o Butão,temos um belo lugar para visitar,e ainda cheio de histórias pra contar.Não deve ser barato subir até lá,será que vale a pena?Se eu tivesse dinheiro,iria com certeza.
E você,o que acha?

segunda-feira, fevereiro 21, 2011

Castelo de Himeji

Olá à todos.Hoje trago a vocês um outro castelo,só que esse no Japão.É uma linda construção situada em cima de uma montanha.É um dos patrimônios da UNESCO.


( Wikipédia )
 O Castelo de Himeji,é um complexo palaciano com 82 edifícios de madeira, localizado na cidade de Himeji, Província de Hyogo, no Japão.

Uma das mais antigas estruturas ainda existentes do Período Sengoku, é considerado como um Tesouro Nacional do Japão, tendo sido classificado como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO, em Dezembro de 1993. Juntamente com o Matsumoto-jo e com o Kumamoto-jo, é um dos "Três Famosos Castelos" do Japão e o mais visitado do país.(Fonte : Wikipédia)

( Wikipédia )
Aqui ao lado,a sua planta de 1761, com detalhes dos caminhos, seções e a sua torre central.
O castelo foi concebido e construído durante a era Nanboku-cho do Período Muromachi. Nessa época, era chamado de Himeyama-jo (Castelo Himeyama). Em 1331, Akamatsu Sadanori planeou um castelo na base do Monte Himeji, onde Akamatsu Norimura havia construído o templo de Shomyoji. Depois da queda de Akamatsu, durante a Guerra de Kakitsu, o Clã Yamana tomou conta, por um curto periodo, dos planos do castelo; a família Akamatsu regressou depois da Guerra de Ōnin.




( Wikipédia )
Em 1580, Toyotomi Hideyoshi tomou controle do mal tratado castelo, e Kuroda Yoshitaka construiu uma torre com três andares. Depois da Batalha de Sekigahara, em 1601, Tokugawa Ieyasu concedeu o Castelo de Himeji a Ikeda Terumasa, o qual empreendeu um projeto de expansão que duraria nove anos, o qual trouxe ao castelo, grosso modo, a sua forma actual. "Apenas o portão Este de uma secção da segunda muralha" sobrevive do periodo anterior. As últimas adições principais, o Circulo Ocidental, foi concluído em 1618.
( Wikipédia )
O Castelo de Himeji foi um dos últimos domínios dos tozama daimyō no final do Período Edo. Esteve na posse dos descendentes de Sakai Tadasumi até à Restauração Meiji. Em 1868, o novo Governo do Japão enviou o Exército Okayama, sob o comando dos descendentes de Ikeda Terumasa, com ordens para bombardear o castelo com cartuxos vazios e expulsar os seus ocupantes.Quando se aboliu o sistema han, em 1871, o castelo foi vendido em leilão por um valor de 23 yenes (actualmente 153 dólares). No entanto, o custo de desmantelar o castelo era irrisório, e como resultado o complexo foi abandonado.

O Décimo Regimento de Infantaria ocupou o conjunto em 1874 e o Ministério da Guerra tomou controle deste em 1879. A torre principal foi restaurada em 1910, com o custo de 90.000 yenes retirados dos fundos públicos.

A cidade de Himeji foi bombardeada em 1945, no final da Segunda Guerra Mundial. Apesar de a maior parte da área circundante ter sido completamente incendiada, o castelo sobreviveu sem sofrer danos, à excepção de alguns impactos das explosões nas redondezas.





Os esforços para restaurar o castelo começaram em 1956, e durante o processo foram usados, apenas, equipamentos e métodos tradicionais, tendo o restauro ficado concluído em 1964.
( Wikipédia )

Aqui ao lado,um desenho do esboço com um intrincado complexo de caminhos e paredes, os quais deveriam causar dificuldades aos sitiantes que pretendessem penetrar no seu interior e tomá-lo.
P.S:Não sei se ando mal informado,talvez ainda falta eu conhecer mais tipos de construções como essa,mas eu nunca havia visto um lugar onde nele existe um protejo que serve poara confundir invasores,bem interessante.

( Wikipédia )

Essa é a torre principal. É de notar o tamanho das fundações, as quais tinham uma função defensiva.O Castelo de Himeji serve como um excelente exemplo do protótipo de Castelo Japonês, contendo muitas das características de defesa e de arquitectura militar mais associadas com esses castelos. As altas fundações em aparelho de pedra, as paredes brancas e a organização interna dos edifícios no complexo são elementos padrão de qualquer castelo daquele país, e o monumento também exibe muitos outros exemplos do típico desenho japonês, incluindo posicionamento de armas e buracos para largar pedras.

Um dos elementos defensivos mais importantes do Castelo de Himeji, e talvez o mais famoso, é o confuso labirinto de caminhos que conduzem à fortaleza principal. Os portões, muralhas exteriores e outras paredes do complexo estão organizados por forma a confundir as forças invasoras e permitir um ataque mais rápido e eficiente. A espiral em volta do castelo,com muitos caminhos sem saída, permitia que os atacantes fossem observados e atacados a partir da fortaleza durante todo o seu caminho de aproximação. de qualquer forma, o Castelo de Himeji nunca foi atacado dessa forma, pelo que o sistema nunca foi testado.

O Castelo de Himeji, Japão: vista panorâmica com a cidade ao fundo.( Wikipédia )

Bom,o que acharam desse lugar?Pra mim sempre é interessante ver lugares como esses do mundo a fora,ou talvez,eu nem possa ir visitar um dia,mas mesmo assim,a gente fica conhecendo eles por internet,ou livros ou qualquer outro meio,o importante é agrupar tudo por aqui.
Diga-nos se você já havia visto,se ja conhecia,ou se até mesmo ja viu pessoalmente,divida também o que você sabe.

sábado, fevereiro 19, 2011

Igreja de Madeira de Borgund

Achei interessante essa construção,e quando vi,resolvi que seria ela mesmo que eu postaria.Não sei muito o que falar dela,o que trago a vocês de informações,são tiradas do Wikipédia,bom,a intenção é pelo menos agrupar tudo aqui.E você,o que achou dessa construção?Já conhecia?compartilhe com a gente o que você já sabe.






Olá à todos novamente.Hoje trago à vocês,essa linda construção,localizada na Noruega.Acredita-se que fora construida pelos povos Vikings da região.Ela tem uma caracteristica bem única,com seus acabamentos muito bem feitos.Até hoje,ela é ainda muito bem conservada,nota-se pela foto ao lado seu interior,parecendo seu muito bem iluminada pela luz natural.





A Igreja de Madeira de Borgund  é uma igreja de madeira em Borgund, Lærdal, Noruega. Está classificada como uma igreja de madeira de nave tripla no chamado estilo Sogn. É a melhor preservada das 28 igrejas de madeira na Noruega. Foi provavelmente construída no século XII, e não mudou de estutura nem teve grandes reconstruções desde essa altura.


Aqui vai mais uma imagem do interior da Igreja.
A iluminação dela é que mais me chamou
a atenção.
Há bastante imagens sacras também.

Se forem para a Noruega,não esqueçam de passar por ela,nem se for pra vê-la do lado de fora.

sexta-feira, fevereiro 18, 2011

Primeiro post - O Castelo de Neuschwanstein

Olá a todos.A intenção desse blog,é tentar juntar inumeros lugares,paisagens,ou pequenas construções(ou grandes) tudo num só lugar,com suas informações históricas de cada um deles.Esse post vocês ficam com o um lindo castelo que se localiza na Alemanha.Quando eu era pequeno,tinha uma quadro desse castelo na parede de casa,mas só quando eu fui realmente procurar sobre ele,que sabia que ele era da Alemanha,e o nome dele também,pois achei ele acidentalmente na internet,e pensava que talvez,ele nem mesmo existia,era apenas um quadro que tinha com a foto de um castelo bonito.Bom,mas ele existe,e está ai pra deslumbrarmos sua beleza,mesmo sendo por foto,é algo bonito de se ver.

O Castelo de Neuschwanstein é um palácio Alemão construído na segunda metade do século XIX, perto das cidades de Hohenschwangau e Füssen, no sudoeste da Baviera, a escassas dezenas de quilómetros da fronteira com a Áustria.
Foi construído por Luís II da Baviera no século XIX, inspirado na obra de seu amigo e protegido, o grande compositor Richard Wagner. A arquitectura do castelo possui um estilo fantástico, o qual serviu de inspiração ao "castelo da Cinderela", símbolo dos estúdios Disney. Apesar de não ser permitido fotografar o seu interior, é um dos edifícios mais fotografados da Alemanha e um dos mais populares destinos turísticos europeus, além de também ser considerado o "cartão postal" daquele país. O nome Neuschwanstein significa "novo cisne de pedra", uma referência ao "cavaleiro do Cisne", Lohengrin, da ópera com o mesmo nome.