segunda-feira, fevereiro 21, 2011

Castelo de Himeji

Olá à todos.Hoje trago a vocês um outro castelo,só que esse no Japão.É uma linda construção situada em cima de uma montanha.É um dos patrimônios da UNESCO.


( Wikipédia )
 O Castelo de Himeji,é um complexo palaciano com 82 edifícios de madeira, localizado na cidade de Himeji, Província de Hyogo, no Japão.

Uma das mais antigas estruturas ainda existentes do Período Sengoku, é considerado como um Tesouro Nacional do Japão, tendo sido classificado como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO, em Dezembro de 1993. Juntamente com o Matsumoto-jo e com o Kumamoto-jo, é um dos "Três Famosos Castelos" do Japão e o mais visitado do país.(Fonte : Wikipédia)

( Wikipédia )
Aqui ao lado,a sua planta de 1761, com detalhes dos caminhos, seções e a sua torre central.
O castelo foi concebido e construído durante a era Nanboku-cho do Período Muromachi. Nessa época, era chamado de Himeyama-jo (Castelo Himeyama). Em 1331, Akamatsu Sadanori planeou um castelo na base do Monte Himeji, onde Akamatsu Norimura havia construído o templo de Shomyoji. Depois da queda de Akamatsu, durante a Guerra de Kakitsu, o Clã Yamana tomou conta, por um curto periodo, dos planos do castelo; a família Akamatsu regressou depois da Guerra de Ōnin.




( Wikipédia )
Em 1580, Toyotomi Hideyoshi tomou controle do mal tratado castelo, e Kuroda Yoshitaka construiu uma torre com três andares. Depois da Batalha de Sekigahara, em 1601, Tokugawa Ieyasu concedeu o Castelo de Himeji a Ikeda Terumasa, o qual empreendeu um projeto de expansão que duraria nove anos, o qual trouxe ao castelo, grosso modo, a sua forma actual. "Apenas o portão Este de uma secção da segunda muralha" sobrevive do periodo anterior. As últimas adições principais, o Circulo Ocidental, foi concluído em 1618.
( Wikipédia )
O Castelo de Himeji foi um dos últimos domínios dos tozama daimyō no final do Período Edo. Esteve na posse dos descendentes de Sakai Tadasumi até à Restauração Meiji. Em 1868, o novo Governo do Japão enviou o Exército Okayama, sob o comando dos descendentes de Ikeda Terumasa, com ordens para bombardear o castelo com cartuxos vazios e expulsar os seus ocupantes.Quando se aboliu o sistema han, em 1871, o castelo foi vendido em leilão por um valor de 23 yenes (actualmente 153 dólares). No entanto, o custo de desmantelar o castelo era irrisório, e como resultado o complexo foi abandonado.

O Décimo Regimento de Infantaria ocupou o conjunto em 1874 e o Ministério da Guerra tomou controle deste em 1879. A torre principal foi restaurada em 1910, com o custo de 90.000 yenes retirados dos fundos públicos.

A cidade de Himeji foi bombardeada em 1945, no final da Segunda Guerra Mundial. Apesar de a maior parte da área circundante ter sido completamente incendiada, o castelo sobreviveu sem sofrer danos, à excepção de alguns impactos das explosões nas redondezas.





Os esforços para restaurar o castelo começaram em 1956, e durante o processo foram usados, apenas, equipamentos e métodos tradicionais, tendo o restauro ficado concluído em 1964.
( Wikipédia )

Aqui ao lado,um desenho do esboço com um intrincado complexo de caminhos e paredes, os quais deveriam causar dificuldades aos sitiantes que pretendessem penetrar no seu interior e tomá-lo.
P.S:Não sei se ando mal informado,talvez ainda falta eu conhecer mais tipos de construções como essa,mas eu nunca havia visto um lugar onde nele existe um protejo que serve poara confundir invasores,bem interessante.

( Wikipédia )

Essa é a torre principal. É de notar o tamanho das fundações, as quais tinham uma função defensiva.O Castelo de Himeji serve como um excelente exemplo do protótipo de Castelo Japonês, contendo muitas das características de defesa e de arquitectura militar mais associadas com esses castelos. As altas fundações em aparelho de pedra, as paredes brancas e a organização interna dos edifícios no complexo são elementos padrão de qualquer castelo daquele país, e o monumento também exibe muitos outros exemplos do típico desenho japonês, incluindo posicionamento de armas e buracos para largar pedras.

Um dos elementos defensivos mais importantes do Castelo de Himeji, e talvez o mais famoso, é o confuso labirinto de caminhos que conduzem à fortaleza principal. Os portões, muralhas exteriores e outras paredes do complexo estão organizados por forma a confundir as forças invasoras e permitir um ataque mais rápido e eficiente. A espiral em volta do castelo,com muitos caminhos sem saída, permitia que os atacantes fossem observados e atacados a partir da fortaleza durante todo o seu caminho de aproximação. de qualquer forma, o Castelo de Himeji nunca foi atacado dessa forma, pelo que o sistema nunca foi testado.

O Castelo de Himeji, Japão: vista panorâmica com a cidade ao fundo.( Wikipédia )

Bom,o que acharam desse lugar?Pra mim sempre é interessante ver lugares como esses do mundo a fora,ou talvez,eu nem possa ir visitar um dia,mas mesmo assim,a gente fica conhecendo eles por internet,ou livros ou qualquer outro meio,o importante é agrupar tudo por aqui.
Diga-nos se você já havia visto,se ja conhecia,ou se até mesmo ja viu pessoalmente,divida também o que você sabe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário