segunda-feira, março 07, 2011

Monumento Da Renascença Africana

Olá à todos.Hoje trago à vocês uma maravilhosa e gigantesca estátua,localizada em Senegal.

O monumento da Renascença Aafricana é uma estátua de bronze de 49m de altura fora do Dakar, Senegal. Construída sobre o Oceano Atlântico, no subúrbio Ouakam,a estátua foi desenhada pelo arquiteto senegalês Pierre Goudiaby após uma idéia apresentada pelo presidente Abdoulaye Wade, e construído por uma companhia da Coreía do Norte.A preparação do terreno no topo da colina de 100 metros começou por volta de  2006,e a construção da estátua de bronze, começou a 3 de abril de 2008.Originalmente programado para ser concluído em dezembro de 2009, os atrasos esticaram-se até o início de 2010,e a dedicação formal ocorreu em 04 de abril de 2010, no "Dia Nacional" de Senelgal,em comemoração ao 50 º aniversário da independência do país da França. É a mais alta estátua no mundo fora da Ásia e da antiga União Soviética.

Construção
O monumento é feito de 3 centímetros de folhas de cobre de espessura e retrata um grupo familiar, saindo de uma montanha: uma estátua de corpo inteiro de uma mulher jovem, um homem, e mantidas no ar sobre o homem levantou o braço esquerdo, uma criança resolutamente apontando no sentido oeste o mar. Construção do grupo estátua de bronze foi realizado pela empresa norte-coreana "Mansudae Overseas Project Group of Companies".

Revelando


Estatua ainda sob construção.
Em 3 de Abril de 2010, o Monumento da Renascença Africana foi inaugurado em Dakar na frente de 19 chefes de Estado Africano, incluindo o Presidente do Malawi e da União Africano Bingu wa Mutharika, Jean Ping da União Africano Comissão e os presidentes de Benin, Cabo Verde, República do Congo, Costa do Marfim, Gâmbia, Libéria, Mali, Mauritânia e Zimbabwe, bem como representantes da Coréia do Norte,Jesse Jackson e o músico Akon,ambos dos Estados Unidos.Todos deram um passeio.
O Presidente Wade disse que "dá vida a nosso destino comum. África chegou no século 21 em pé de altura e mais dispostos que nunca a tomar seu destino nas mãos ". Presidente Bingu disse: "Este monumento não pertence ao Senegal. Pertence o povo Africano onde quer que estejamos ". Reverendo Jackson disse: " Esta estátua renascentista é uma idéia poderosa de uma mente poderosa. Esta é dedicada à viagem de nossos antepassados, escravizado, mas não escravos ".
Milhares de pessoas protestaram contra "todas as falhas do regime do Presidente Wade, menos do que é esta estátua horrível" nas ruas da cidade de antemão, com policiais mobilizados para manter o controle.O vice-líder da oposição Ndeye Fatou Toure descreveu o monumento como um "monstro económico e um escândalo financeiro no contexto da actual crise econômica"

Despesa

A estátua colossal tem sido criticado por seu custo de $ 27 milhões (R $ 16,6). O pagamento foi feito em espécie, com 30 a 40 hectares de terra que será patrocinado por um empresário senegalês.

Estilo


Líderes da oposição senegalesa também questionaram o estilo do projeto, a rotulagem de "stalinista", enquanto outros dizem que as formas do corpo não são Africanas.Os "Imas" locais argumentam que uma estátua representando uma figura humana é idolatria, e opor-se a imodéstia da figura do semi -nu masculino e feminino.
Em dezembro de 2009, o presidente Abdoulaye Wade, pediu desculpas à minoria cristã de Senegal,por comparar a estátua de Jesus Cristo.

Receita

Construção vista de outro angulo.
O projeto também tem atraído controvérsias devido a reclamação de Wade com os direitos de propriedade intelectual da estátua,e insistindo em que ele tem direito a 35 por cento dos valores do lucros levantados.a oposição criticarou duramente o plano de Wade para reivindicar direitos de propriedade intelectual, insistindo que o presidente não pode reclamar direitos de autor sobre as idéias concebidas em função de seu cargo público.
Aqueles que estão familiarizados com o funcionamento interno da nota do monumento que a sala de observação localizada na parte superior da cabeça do homem vai acomodar apenas 15 turistas de cada vez, e o elevador carregando-os para o topo pode conter apenas 5 ou 6 pessoas. As janelas são apenas na sala de observação,e o interior deve ter ar condicionado a um custo considerável.
Um artista local,Ousmane Sow,um escultor de renome mundial senegalesa, também se opôs ao uso de construtores norte-coreanos,dizendo que era nada, mas um símbolo do Renascimento Africano e nada a ver com arte.
O projeto foi lançado pelo presidente senegalês Abdoulaye Wade, que considera parte de projetos do Senegal, de prestígio, que visa proporcionar monumentos para anunciar uma nova era do Renascimento Africano.

9 comentários:

  1. Eu também adorei!! Será uma marca para lembrar a humanidade da importância do povo negro. Se em outros países tem seus grandes monumentos porque a África não poderia ter?

    ResponderExcluir
  2. Verdade gente já fez agora e desfrutar do que vem do passado isso foi magnífico quando renasceu de verdade a África que povo que não para de sofrer e muita fome neste lugar tudo bem 27 milhões poderia salvar muita gente da miséria do País não e ????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E vai ajudar tirar gente da miséria ,é só mostra-la ao mundo que muitos visitarão o lugar e movimentar comércio assim gerando empregos como turismo faz em qualquer lugar do mundo,para de ser idiota achando que dinheiro tira gente da pobreza isso só piora o que tira se chama trabalho!

      Excluir
  3. Moisés de Belo Horizonte galera a eztatua e magnífica já está la agora e deixar quieto e fesfritar....galera agora o governo tem que batalhar pra acabar com a miséria do País...

    ResponderExcluir
  4. Muito simbólico. Grande marco da África tão explorada, tão massacrada, tão escravizada, mas, tão viva..

    ResponderExcluir
  5. O interesse vislumbrado pela família parece ser o Brasil, terra de possibilidades, independentemente da contribuição forçada pela escravidão de antanho. Mal ou bem inseriu o africano no mix de raças e povos na harmonia geral. Mas os R$100.000.000 fazem falta pro senegales tão sofrido.

    ResponderExcluir
  6. A estátua é linda e representa bem a força de vontade do povo africano.

    ResponderExcluir