quarta-feira, março 09, 2011

Torre de Azadi

Olá.Hoje trago à vocês uma bonita torre,vinda do Irã.Ela marca a entrada da cidade,antes de entrar,você ja tem o presente de olhar uma bela construção.
A Torre Azadi,significando "Torre da Liberdade",anteriormente conhecida como a Torre do Memorial do Rei,é o símbolo de Teerã,capital do Irã,e marca a entrada da cidade.

Construção



O Arquiteto Hossein Amanat
O arquiteto, Hossein Amanat, ganhou um concurso para a concepção do monumento, que combina elementos da arquitectura islâmica e sassânida. Faz parte do complexo cultural Azadi, localizado na Praça Azadi de Teerã, em uma área de cerca de 50.000 m². Existem várias fontes ao redor da base da torre e um museu subterrâneo. O icônico Monumento des Martyrs, em Argel (construída, 1982) mostra uma forte influência deste monumento, na sua concepção geral, bem como os seus detalhes.
Construída com pedra de mármore branco da região Esfahan com oito mil blocos de pedra. As pedras foram localizados e fornecida por Ghanbar Rahimi, cujo conhecimento das pedreiras foi o segundo a nenhum e que era conhecido como "Soltan-e-Sang-e-Irã". A forma de cada um dos blocos foi calculado por um computador, e programado para incluir todas as instruções para o trabalho do edifício. A construção da torre foi conduzido e supervisionado pelo melhor mestre em pedras do Irã , Ghaffar Davarpanah Varnosfaderani. O financiamento principal foi dado por um grupo de quinhentos empresários iranianos. A inauguração aconteceu em 16 de outubro de 1971.

História


Criada em 1971 em comemoração ao Dois Milésimo quingentésimo (2500) aniversário  do Império Persa, esta "Passagem para o Irã" foi nomeada  Torre de Shahyad,que significa "Memorial dos Reais ", mas foi apelidado de Azadi (Liberdade), após a Revolução Iraniana de 1979. Originalmente criado para lembrar as próximas gerações das conquistas do atual Irã, sob a dinastia Pahlavi, tornou-se um símbolo do renascimento do país. Fica a 50 metros (148 pés) de altura e totalmente revestidas de mármore cortado.
 
Museu


Torre de Azadi com vista noturna
A entrada da torre está diretamente sob a cúpula principal e leva ao Museu Azadi na caverna. As paredes pretas, o puro, linhas sóbrias, e as proporções de todo o edifício, cria uma atmosfera deliberadamente austera.Pesadas portas se abrem para uma espécie de cripta, onde a iluminação é suave.O choque é imediato. A iluminação não parece problema da mostra colocados aqui e ali, cada um contendo um único objeto. Ouro e pedaços de esmalte, cerâmica pintada, mármore, os tons quentes das miniaturas e do glitter, pinturas envernizadas como estrelas entre as paredes de mármore negro e na semi-escuridão da malha de concreto que forma o teto desta caverna das maravilhas. Há cerca de cinqüenta peças selecionadas entre as melhores e mais preciosos no Irã.Elas estão em excelente estado e cada uma representa um período especial na história do país.
O lugar de honra é ocupado por uma cópia do Cilindro de Ciro (o original está no Museu Britânico). A tradução da inscrição cuneiforme sobre o cilindro está inscrito em letras douradas na parede de uma das principais galerias para o departamento de áudio-visual do museu, em frente, uma placa semelhante enumera os Doze Pontos da Revolução Branca. Ao lado do Cilindro de Ciro, uma placa de ouro magnífica comemora a apresentação do museu para o Xá do prefeito de Teerã.
Entre os primeiros testemunhos da história do Irã em exibição aqui são lajes quadradas, folhas de ouro, e as tabuletas de terracota de Susa, coberto com escrita cuneiforme da geometria extraordinariamente rigorosa. Vasos, cerâmicas, porcelanas envernizadas (como o prato do século VII belo azul e ouro de Gorgan), um Alcorão iluminado, e algumas miniaturas poucos excepcionais em destaque,marcam nos tempos do país até o século XIX, que é em si representado por dois magníficos painéis pintados da coleção Imperatriz Farah Pahlavi.

Teatro Audio / Visual


Azadi Square
O show original,concebido em 1971, foi substituído em 1975 por um novo,que convidou os visitantes a descobrir a diversidade geográfica e natural do Irã, junto com seus elementos históricos fundamentais.As paisagens e obras de arte, os rostos e as realizações, os poemas caligrafados e empresas técnicas,  vida e esperança de uma população foi mostrada através de suas miniaturas antigas, bem como através da sorridente e estudiosa nova geração de crianças do Irã.Esta criativa "Som e Luz " de desempenho, concebida por uma empresa Tchecoslovaca, exigido 12.000 metros de filme, 20 mil slides coloridos, 20 projetores de cinema e 120 projetores de slide. Cinco computadores operando todo o sistema.
 
Azadi Square

A Torre de Azadi situa-se no meio da famosa Praça Azadi no Teerã ou Praça da Liberdade. Chamado Shahyad (literalmente "Recordação do (Reis) Xás") Praça antes da revolução iraniana, foi o local de muitas das principais manifestações da Revolução Iraniana, em 12 de dezembro de 1979.

E ai,o que acharam?Eu achei uma torre interessantissima,além dela propria ser muito bonita,a praça em sua volta faz jus a beleza da mesma.Já conhecia?viu pessoalmente?compartilhe com a gente.

Um comentário:

  1. Torre de Azadi em Teerã me fez lembrar um ayatollah de nome Montazeri que se comunicou comigo em 1997 pela internet. Eu no interiorzão do Brasil e ele em Teerã. Depois fiquei sabendo que ele era um ungido de Khomeini. Eu dizia para ele que como católico respeito toda e qualquer religião ao que ele me respondeu dizendo que como muçulmano também fazia o mesmo. Ele escreveu manualmente no cabeçalho em farsi e abaixo em inglês. Escaneou o recado transcrevendo-o em e-mail. Foi uma experiência fantástica dos meus primeiros passos "on the internet". Ao formatar meu computador na época perdi esta comunicação que estava num tal de "internet mail". Depois disso fiz algumas tentativas para se comunicar com ele e me recordo da total impossibilidade. Cheguei a receber uma contra-mensagem dizendo que o homem se encontrava em regime de "house arrest"(???)...:)

    ResponderExcluir